top of page

Como calcular o viés


Depois do seu projeto pronto e já quiltado, é hora de fazer o acabamento: costurar o viés. Existem alguns tipos de viés, mas aqui, estamos falando do que chamamos carinhosamente de falso viés, porque ele não é cortado enviesado. Ele é formado por tiras cortadas na largura do tecido. Esses cálculos são bem fáceis.

O primeiro passo é determinar o perímetro (soma de todos os lados), isto é, medir todas as laterais do seu trabalho. Agora adicione mais ou menos 20 cm, como extra, para o encaixe e costura de uma tira na outra.

O próximo passo é determinar quantas tiras de tecido você precisará cortar. Meça sua largura do tecido. Normalmente o tecido tem de 1,40 m (140 cm) a 1,50 m (150 cm) no tecido nacional e 1,10 m (110 cm) no tecido importado. Para o cáculo do viés, pegue a medida do perímetro e divida-o pela medida da largura do tecido. Então, por exemplo, se um projeto tiver 50 cm de lateral; a soma das 4 laterais é de 200 cm ÷ 140 cm = 1,42. Agora, não vamos cortar 1,42 tira, vamos arredondá-lo para 1,5 tira.

Isso significa que precisamos de 1,5 tira para dar acabamento em todo trabalho. Esta fórmula funciona para qualquer tamanho de projeto.

Apenas supondo que você não tem tecido à mão para fazer o seu viés, a próxima coisa que você vai querer saber é de quanto tecido irá precisar. E esse é outro cálculo simples.

Em primeiro lugar, determine a largurado seu viés.

Uma fórmula para calcular a largura do seu viés é a seguinte: pegue 2 vezes a medida final que você quer que o seu viés tenha, e acrescente as margens de costuras (1,5 cm). Por exemplo, para ter um viés com 1 cm de largura de cada lado, você deverá cortá-lo com 3,5 cm, isso porque ele precisará de 1 cm para a parte da frente, 1 cm para a parte de trás e 1,5 cm para as costuras.

Você já sabe que o número de tiras é de 1,5; então, precisamos multiplicar isso pela largura das tiras. Temos 1,5 tiras em 3,5 cm de largura, multiplico 1,5 x 3,5 e isso me dá 5,25 cm. Então, arredondando, você precisará de 5,5 cm de tecido com 1,40 m de largura para o viés nesse projeto.

Agora ficou muito mais fácil, não é mesmo?

1.827 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Boro

bottom of page