Como usar a camiseta para um projeto

Atualizado: 19 de Ago de 2019

Se você tem uma pilha de camisetas que têm um significado especial, mas não sabe o que fazer com elas, uma colcha com camiseta pode ser a solução perfeita. Ela acabada, terá muito valor sentimental e prático.

Dicas antes de começar

Costurar e acolchoar com tecido de malha é uma experiência diferente do uso de tecido de algodão no patchwork de alta qualidade. Como o tecido de uma camiseta é malha, quer dizer que elas tem elasticidade. A maneira mais fácil de preparar um tecido de malha para acolchoar é usar uma entretela termocolante para evitar o estiramento e a ondulação da malha.

• Primeiramente escolha uma entretela leve para apoiar suas peças de camiseta. Dependendo do tamanho de suas camisetas, você poderá estabilizar de quatro a oito camisas por metro de entretela.

• Escolha do desenho para sua colcha de camisetas. Uma colcha desse tipo é um projeto pessoal e personalizado baseado em itens que você já possui - cada colcha acabada será exclusivamente sua e terá seu próprio visual. Pense no layout e em como você quer que suas camisetas sejam vistas. Você prefere uma aparência uniforme com blocos quadrados que sejam todos do mesmo tamanho ou você quer cortar cada camiseta para destacar perfeitamente a parte do design? Pode ser útil dobrar as camisetas e colocá-las no chão para ter uma idéia de qual tipo de layout você prefere. Tire uma foto do seu layout para que você tenha algo para lhe ajudar enquanto monta sua colcha.

• Você pode combinar com tecidos de algodão para criar blocos que sejam grandes o suficiente para trabalhar no resto de sua colcha. A faixa e as bordas podem ser adicionadas conforme desejado - o uso da entretela facilita a combinação de suas camisetas com os tecidos de algodão.

• Como cortar as camisas. Primeiro escolha o tamanho do seu bloco na camiseta e se for fazer blocos em tecidos, veja também o tamanho dele.

Use uma tesoura para remover as mangas de cada camiseta, separe a parte da frente da parte de trás, cortando as costuras dos ombros. Corte cuidadosamente cada lado da bainha até a cava para separar completamente a frente da parte de trás. Se ambos os lados tiverem elementos de design que você queira usar, você poderá incorporá-los à sua colcha ou reservar as partes simples e sem adornos para outro projeto. Não esqueça de deixar tecido para as margens de costura.

• Prepare a entretela. Para cada camiseta, corte um pedaço de entretela termocolante maior do que o tamanho de bloco escolhido. Coloque a parte da imagem da camiseta com o lado para baixo na sua tábua de passar e cubra com a entretela colante, com o lado adesivo para baixo. Centralize a entretela atrás da imagem ou posicione-a conforme desejado. Passe a ferro, se resolver passar pelo lado da camiseta, coloque um pano sobre ela, antes de passar.


0 visualização

Tudo Sobre Patchwork

A Patch&Afins é referência nas escolas e ateliês de patchwork, sendo usada no ensino de diversas técnicas. As matérias, dirigidas a profissionais e principiantes, trazem de maneira clara e objetiva as explicações, sempre acompanhadas de moldes em tamanho natural....

  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Copyright © Editora 1.9 Ltda. Todos os direitos reservados. SP - Brasil                 

  • Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon