Hexágonos


Costurar hexágonos é fácil e divertido! Você pode costurá-los em uma sala de espera, levá-los nas suas viagens, enfim... é praticamente uma terapia. Os hexágonos (apelidados de hexies), tradicionalmente são costurados usando um processo chamado de costura inglesa com papel (ou EPP). Cada hexágono (ou formato EPP) é feito individualmente, dobrando o tecido em torno do formato de papel e prendendo-o no lugar usando o alinhavo ou cola. Costuram-se quantas formas precisar, que são unidas formando um padrão ou um novo "tecido". A técnica de costura EPP permite o uso de outras formas geométricas, como triângulos, quadrados, diamantes, pipas, hexágonos alongados e meios hexágonos. As formas podem ser agrupadas em infinitas combinações para criar lindos padrões. Mas, voltemos ao nosso hexágono. Com sua forma fascinante de favo de mel, os padrões hexagonais são muito versáteis, e fazem a composição em vários estilos e padrões. Mas nem só de EPP vive o hexágono. Existem diferentes técnicas de costura para criar padrões com hexágonos, e podem ser feitos à mão ou à máquina. Unidos ou aplicados. Uma dica importante: O corte preciso de formas hexagonais é essencial. Portanto, use e abuse dos gabaritos e réguas. Você pode comprá-los em uma variedade de tamanhos diferentes. Uma outra dica é a adição de margem de costura de 1 polegada ou 2,50 cm em cada canto, pois estas são especialmente úteis ao usar o método de costura em Y para unir as formas de favo de mel.

Outra observação é que os hexies possuem arestas em viés e são fáceis de esticar e distorcer, por isso é importante fixar suas peças com alfinetes quando for trabalhar com essas formas. Ao alfinetá-los bem, se garante que as formas permaneçam alinhadas. A Patch&Afins tem várias edições com projetos que ensinam fazer hexágonos, em diferentes técnicas. --> Na edição 06 a professora Dóris Teixeira ensina a costura de hexágonos dupla face e à máquina, no tradicional estilo Jardim da Vovó. --> Na edição 12 você encontra uma colcha de hexágonos com a técnica de sashiko no melhor estilo oriental. --> Na edição 69, uma linda toalha com hexágonos artísticos encaixados em estilo Log Cabin.

--> Na edição 75, um projeto com bolsas com hexágonos. --> Na edição 84 tem uma Colcha de Hexágonos, "parece mas não é". A técnica é bem interessante e moderna e vale a pena conferir. --> Na edição 85 você aprende a técnica de EPP e costura um lindo jogo americano com hexies aplicados. --> Na edição 90 tem um caminho de mesa com hexágonos coloridos costurados a máquina. E se você, for assinante do PatchFlix pode aprender todas essas técnicas, pois todas as edições estão disponíveis em nossa plataforma.


E, para brindar este festival de hexágonos preparamos para nossos seguidores um Desafio Aprenda & Faça. Aprenda uma técnica de hexágono ensinada no projeto do desafio e disponível gratuitamente para download aqui, em nosso site. O seu projeto pode concorrer a prêmios super legais dos nossos patrocinadores: tem um rolo de entretela termocolante aplicart e kits de tecidos da Estilotex, tem um tapete de borracha da Olfa, gabaritos e réguas da Kriativa art br, um kit de tecidos da Eva e Eva um cabide para quilt Ubiratam Fonseca. Participe!

213 visualizações

Tudo Sobre Patchwork

A Patch&Afins é referência nas escolas e ateliês de patchwork, sendo usada no ensino de diversas técnicas. As matérias, dirigidas a profissionais e principiantes, trazem de maneira clara e objetiva as explicações, sempre acompanhadas de moldes em tamanho natural....

CLIQUE AQUI

PARA CONVERSAR

VIA WHATSAPP

  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Copyright © Editora 1.9 Ltda. Todos os direitos reservados. SP - Brasil                 

  • Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon