top of page

O canto natalino dos pássaros

Atualizado: 1 de ago. de 2020


A palavra símbolo vem do grego symbolom: coincidir, aquilo que evoca. Com a proximidade do Natal, é natural que as pessoas procurem suas referências para simbolizar a data e suas tradições.

E na arte dos acolchoados americanos (quilts) também encontramos esta simbologia Representa-se o Natal com enfeites, acolchoados, painéis, objetos decorativos e tudo o mais em que possa se utilizar os tecidos com as padronagens natalinas e suas cores. Do tradicional vermelho, branco e verde, à mistura de novos tons e padronagens contemporâneas. Anterior a Noel e suas renas, os primeiros blocos e padrões natalinos tinham referências, além das representações cristãs, à estação do inverno com sua flora e fauna típica, principalmente as aves, que sempre foram as preferidas. As aves são referidas nas canções tradicionais natalinas, como Os Doze Dias de Natal (leia artigo na edição nº 11 – 2004 da Patch&afins), Canto de Natal dos Sinos (canto ucraniano que conta a história de uma andorinha), Canto de Natal dos Pássaros, com versões australiana, francesa e espanhola, cada uma saudando os seus pássaros típicos.

Já na América Latina, Portugal, Espanha e Itália, temos a presença do galo, que cantou apenas uma vez à meia-noite para anunciar o nascimento do menino Jesus, daí a referência à Missa do Galo. Aves e outros animais adornam cartões natalinos e enfeites para as árvores de Natal. Se há um pássaro que se vê nos quilts, cartões de Natal enfeites com muita frequência, é o cardeal-do-norte. Ele é um pássaro norte-americano que pertence ao gênero Cardinalis, da família Cardinalidae. Pode ser encontrado em todo o leste dos Estados Unidos, do Maine ao Texas, no México e no Canadá. De tamanho médio, o macho possui plumagem e crista vermelho brilhante, cara preta e bico laranja. A fêmea, menos colorida, tem a crista e alguma plumagem vermelha nas asas, o restante do corpo é castanho suave. O cardeal-do-norte é o pássaro oficial de sete Estados americanos, é também mascote de várias equipes profissionais esportivas e de várias escolas e universidades. É um pássaro presente durante todo o ano (ele não migra o inverno) e sua penugem vermelho brilhante, evoca beleza, inspiração, cor e alegria, principalmente em dias cinzentos de inverno. Eles costumam ser mais silenciosos até meados de dezembro, e o seu canto alegre e alto começa a surgir após o Natal, subliminarmente evocando a alegria dos festejos. O cardeal-do-norte é um pássaro também presente na cultura dos nativos americanos. Cardeais são aves monogâmicas, cujas relações com seus cônjuges são harmoniosas, românticas e musicais. Os indígenas acreditam que, se um cardeal cruza seu caminho ou atrai sua atenção, é sinal de amor que chega. Existem várias lendas sobre esse poder romântico do pássaro vermelho. Cardeais são vistos durante todos os 12 meses do ano. O nativo americano sustenta que, se você encontrou um cardeal, pode esperar boa sorte. O fato é que esse lindo pássaro evoca simbologia e tradições, o que o fez como padrão para vários blocos no patchwork tradicional. A primeira referência catalogada do cardeal-do-norte em um bloco de patchwork é um bloco de appliqué chamado “Cardinal and Morning Glory”, impresso pela The Rainbow Quilt Block Company. Fundada em meados de 1920, foi a primeira empresa a produzir pré-impressos coloridos de blocos para quilts. Os tecidos pré-impressos coloridos facilitavam a escolha de cores e sempre combinavam appliqué e bordado. A representação do cardeal-do-norte foi e é encontrada em vários quilts nativos americanos, com um desenho mais “naive”. O cardeal é uma das maiores referências natalinas no patchwork. Uma infinidade de blocos, do tradicional ao contemporâneo angry bird, em appliqué, piecing ou foundation, tecidos e enfeites estampam o vermelho exuberante repleto de vida, alegria e amor. Inspire-se nos projetos de natal de nossas edições. Na edição 89 especial de Natal da Patch&Afins, você encontra o projeto Tempo de Natal e na edição 58 o painel com lindos cardeais para inspirar você. E na edição 58 o Painel Passarinho de Natal.




416 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Boro

bottom of page