top of page

Patchwork para Iniciantes

Uma das razões que muitas pessoas aprendem a costurar, é para fazer Patchwork. Querem aprender entre outras coisas a fazer uma colcha, isso porque além de ser uma peça decorativa, uma linda colcha tem a missão de passar de mãe para filha, tem história.



Mas muitas acham que é muito difícil, que não vão conseguir e ficam desanimadas. Mas estamos aqui, você não precisa se assustar, existem muitas técnicas e acessórios que facilitam muito o nosso trabalho e, se você sabe costurar em linha reta, estiver disposta a aprender e seguir as instruções passo a passo – você consegue.


Duas dicas importantes para as iniciantes:

1) Comece pequeno - esta é a beleza do patchwork, seu projeto pode ser tão pequeno ou tão grande quanto você quer que ele seja, será lindo e personalizado de qualquer jeito. Isso ajudará a aumentar sua confiança.

2) Comece com um desenho simples - linhas retas e quadrados

Com bastante confiança, vamos começar nosso projeto. Veja os materiais necessários que você precisa para começar:
  1. Matt (placa de corte)

  2. Régua

  3. Cortador circular

  4. Linha de boa qualidade

  5. tecidos de algodão

  6. Máquina de costura

  7. Alfinetes

  8. Tesoura


Alguns pontos importantes que para você, que não conhece o patchwork. A peça é formado por 3 partes:
  • 1- O desenho da peça, isto é a parte principal, onde você trabalhos com os tecidos e blocos (tope). Você pode desenhar a peça e colorir para facilitar, se quiser.

  • 2 - A manta, que será a segunda camada, ou o recheio que dá a peça substância. Existem mantas com várias composições, texturas, espessuras e gramaturas, dependendo do seu uso. Explicaremos as mais importantes em outro post.

  • 3 - Tecido de forro, ou tecido de apoio. Será um tecido de sua preferência.

  • Na verdade para fazer um trabalho em patchwork, serão necessárias 4 etapas:

  • • Preparação – selecione um desenho, escolha e lave os tecidos, que deverão ser 100% algodão.

• Fazer a parte principal (tope), com a técnica escolhida. Como iniciante, escolha desenhos, baseados em quadrados e triângulos para o seu bloco.


Patchflix - Tudo sobre Patchwork
Veja no Patchflix, vários modelos na nossas revistas Patcheafins e como fazer de forma mais rápida em nossos vídeos.

• Fazer o quilting –  Para fazer o quilting é preciso cortar a manta e o tecido de forro um pouco maiores que o projeto.  Fazer um sanduíche: forro, manta e a parte principal sobre ela. Alinhave bem, cole com o spray ou coloque vários alfinetes de segurança para prender bem, e quilte. O quilting é uma costura feita para juntas essas 3 camadas do sanduíche. Ela poderá ser simples ou artística e feita à mão ou à máquina. Quanto mais quilting em um trabalho de patchwork, mas valorizado ele é para venda e concursos.

  • • Colocação ou não do viés, para acabamento. Temos um vídeo de como fazer um bom viés.


 

Gostou? Entre em contato conosco e nos mande mais temas para criarmos conteúdos relevantes para todos apaixonados por patchwork.

151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page