top of page

Porque aprender a fazer patchwork


Uma das razões que muitas pessoas querem aprender a costurar, é para fazer Patchwork. Querem aprender entre outras coisas a fazer uma colcha, isso porque além de ser uma peça decorativa, uma linda colcha tem a missão de passar de mãe para filha, tem história.

Muitas ainda acham que é muito difícil, que não vão conseguir e ficam desanimadas. Mas estamos aqui para ajudar, você não precisa se assustar, existem muitas técnicas e acessórios que facilitam muito o nosso trabalho e, se você sabe costurar em linha reta, estiver disposta a aprender e seguir as instruções passo a passo – você consegue.

Duas dicas importantes para as iniciantes:

1) Comece pequeno - esta é a beleza do patchwork, seu projeto pode ser tão pequeno ou tão grande quanto você quer que ele seja, será lindo e personalizado de qualquer jeito. Isso ajudará a aumentar sua confiança.

2) Comece com um desenho simples - linhas retas e quadrados

Com bastante confiança, vamos começar nosso projeto. Veja os materiais necessários que você precisa para começar:

Matt (placa de corte)

Régua

Cortador circular

LInha de boa qualidade

tecidos de algodão

Máquina de costura

Alfinetes

Tesoura

Alguns pontos importantes para você, que não conhece o patchwork. A peça é formado por 3 partes:

1- O desenho da peça, isto é a parte principal, onde você trabalhos com os tecidos e blocos (tope). Você pode desenhar a peça e colorir para facilitar, se quiser.

2 - A manta, que será a segunda camada, ou o recheio que dá a peça substância. Existem mantas com várias composições, texturas, espessuras e gramaturas, dependendo do seu uso. Explicaremos as mais importantes em outro post.

3 - Tecido de forro, ou tecido de apoio. Será um tecido de sua preferência.

Na verdade para fazer um trabalho em patchwork, serão necessárias 4 etapas:

• Preparação – selecione um desenho, escolha e lave os tecidos, que deverão ser 100% algodão.

• Fazer a parte principal (tope), com a técnica escolhida. Como iniciante, escolha desenhos, baseados em quadrados e triângulos para o seu bloco (veja no Patchflix , vários modelos na nossas revistas Patch&afins e como fazer de forma mais rápida em nossos vídeos).

• Fazer o quilting – Para fazer o quilting é preciso cortar a manta e o tecido de forro um pouco maiores que o projeto. Fazer um sanduíche: forro, manta e a parte principal sobre ela. Alinhave bem, cole com o spray ou coloque vários alfinetes de segurança para prender bem, e quilte. O quilting é uma costura feita para juntas essas 3 camadas do sanduíche. Ela poderá ser simples ou artística e feita à mão ou à máquina. Quanto mais quilting em um trabalho de patchwork, mas valorizado ele é para venda e concursos.

• Colocação ou não do viés, para acabamento. Temos um vídeo de como fazer um bom viés.

Pronto! Agora você sabe por onde começar, escolha o seu projeto.

146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page