top of page

Segredos e truques para fazer um quilting perfeito

PREPARAÇÃO DO TRABALHO

Depois de terminado o tope (parte de cima) do seu projeto, você precisa decidir como quiltá-lo. Sabemos que nessa parte do trabalho a escolha do desenho do quilt é essencial. Assim, selecionamos um desenho e uma dica muito importante: o ponto de onde você deverá iniciar o quilting e a direção, para não tirar a agulha do seu trabalho, principalmente, no quilt à máquina.


SANDUÍCHE (tope + manta + forro): Corte o tecido de forro 3 a 4 cm a mais de cada lado que o tamanho final de seu projeto, prenda-o na mesa com fita crepe, com o lado direito do tecido para baixo. Corte a manta acrílica também do mesmo tamanho do forro e coloque-a sobre o forro. Coloque o trabalho final por cima do recheio, centralizando-o, deixando sobrar o recheio e o forro para fora igualmente. Alinhave de dentro para fora em forma de cruz, ou use o spray com cola.


Quilting À MÃO: Você precisará de agulhas finas, linha para quiltar, bastidor, dedal, lápis ou caneta removíveis com água, para marcar o desenho. O ponto do quilting à mão é simples e rápido como se fosse um ponto de alinhavo, porém, menor e mais juntinho, deverá passar pelas três camadas. É muito mais importante que os pontos sejam retos e uniformes do que minúsculos, e deverão ter o mesmo comprimento na parte da frente e na parte de trás.


Quilt À MÁQUINA: Você precisará de linha para quiltar, lápis ou caneta removíveis com água ou calor para marcar o desenho, e calcadores específicos para máquina de costura (algumas máquinas já vêm com eles). São eles:



Walking foot – facilita o deslize da máquina na hora da costura, puxando as três camadas. Quando você usa esse pé, os dentes debaixo da máquina ficam levantados como se fosse uma costura normal; os pontos são controlados pela máquina. É usado para costura em linha reta. Para virar o trabalho, deixe a agulha parada no trabalho e só depois vire-o.

Darning foot – pé para costura livre. Este pé, quando é usado, os dentes da máquina devem ser abaixados, ou pode ser colocado um tampo para impedir que o trabalho fique preso. Você controla a máquina. Use curvas, para seguir um desenho, ou solte sua criatividade. Esse quilt exige um pouco de prática.


COMO QUILTAR:

Depois de pronto o sanduíche, escolha o desenho para quiltar.

Coloque o trabalho sobre a superfície plana e passe o desenho com lápis ou caneta removível. Se estiver trabalhando com tecido muito claro, passe o desenho no forro, por trás. Se quiser que ele fique bem esticado e não enrugue enquanto estiver passando o desenho, prenda a parte de cima com ganchos ou fita crepe.

Pronto! Agora comece a quiltar.

Exemplo de desenho para quilting.

As setas mostram s direção que você deve seguir para não ter que tirar a agulha do trabalho.

 


162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page