top of page

Rag Quilt

Atualizado: 19 de ago. de 2019



Costurar Rag Quilt é rápido e divertido. E o efeito é alegre e bonito. Eles são perfeitos para mantas de inverno, aliás, eles basicamente foram criados com o objetivo de aquecer os pioneiros nos longos invernos. Além de "cobertor" eles eram colocados nas frestas de janelas e portas para evitar que o vento gelado entrasse nas cabanas. Um das principais características de um Rag Quilt principais é ser quentinho e macio. Para aquelas horas no sofá, em dias de chuva e frio. Se pode também aproveitá-lo como uma toalha de pic nic. Já vi almofadas, mantas, tapetes, bolsas e até cachecol usando a técnica rag patchwork. Sabe o que é incrível? É que você pode utilizar qualquer tecido encorpado e que possa ser "rasgado". Jeans, tecidos de algodão, flanelas. Só não aconselho com tecidos fluídos.

Rag quer dizer "trapo", um pedaço de tecido esfarrapado, que geralmente se utiliza para limpar alguma superfice.

Mas, diferente do significado do nome, de trapo ele não tem nada. É bonito, combina com qualquer ambiente e é um verdadeiro : do "lixo ao luxo"! 😃 Para fazer uma colcha trapo você precisa de tecidos encorpados, e que se desgastam quando lavados vigorosamente. O objetivo é esse: desgastar as pontas para dar esse "ar esfarrapado". Se pode aproveitar retalhos usados ou novos, e até misturá-los. Jeans e tecido xadrez ou estampado é uma combinação linda.

Não é preciso manta e nem um quilting rebuscado, até porque são camadas de tecidos unidas por uma costura. É possível que fique uma camada muito grossa para aceitar um quilting em uma máquina de costura doméstica, como por exemplo camada de jeans+flanela.

A utilização da manta também não é apropriada, já que a mesma será desgastada e ela não foi feita para isso.

Basicamente, para fazê-lo você irá recortar os tecidos em quadrados de tamanhos iguais, unir em camadas (por exemplo 3 quadrados de tecidos diferentes), depois juntar os quadrados como um patchwork, sendo que as margens de costuras (maiores que a normal) ficam para o lado do direito do trabalho. Após a montagem da colcha, é hora de fazer a franja (das margens de costura) com uma tesoura. Enfeite o seu quilt, leve para a máquina de lavar para "esfarrapar" a franja. A revista Patch&Afins tem vários modelos de trabalhos de Rag. E esta, é uma das tantas outras técnicas que você poderá aprender, como assinante do PatchFlix, uma vez que terá acesso à todas as edições e ainda fazer consultas sobre os projetos que deseja aprender e fazer.


Rag Quilt com Aplicações publicado na edição 32 da patch&Afins

312 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page