Tartan Quilts


A estampa xadrez e o patchwork têm em comum a diversidade de design, construção e cores: O xadrez "artsy" com uma pegada artística, o xadrez argyle com a presença de losangos, o "bufallo check uma composição de quadrados vermelhos e pretos e suas nuances bem tradicional nas camisas de flanela; "príncipe de Gales", com ar sério e clássico, devido a sua composição de cores com bege, preto, cinza e marrom em riscos irregulares; o xadrez madras que pede por tons claros e vivos; O xadrez "old England" que fala de uma Inglaterra mais antiga; o xadrez o pied-de-coq (pé de galo) a versão mais moderna e diferente do xadrez que nada mais é do que a verão colorida e com padronagem maior do que o"pied de poule"; o xadrez "vichy" o padrão que alterna quadrados coloridos e neutros todos do mesmo tamanho (o padrão "toalha de mesa"); o xadrez "Burberry" com cores e "traçados" patenteados pela marca inglesa que deu nome à estampa a padronagem em bege, branco, preto e vermelho e o "xadrez tartan" a estampa xadrez mais comum, que remete às saias escocesas kilt, Esta é a versão mais popularizada da padronagem (veja quantos padrões na imagem acima). Tartã (do inglês tartan) é um padrão quadriculado de estampas, com entrelaçado complexo de linhas com diferentes espessuras e cores variadas e tem como significado "tecido de lã leve".

Agora que você sabe tudo sobre tecido xadrez, pergunto: você já ouviu falar sobre "Tartan Quilt" , "Tart Quilt" ou Colcha xadrez? Um estilo e técnica facilitada lançada por Katty Allen onde reproduzimos estampas de xadrez tartan em quilts. E esse estilo já virou moda moda nas passarelas Tommy Hillfiger no London Fall 2017 lançou uma coleção lindíssima inspirada no xadrez tartan. Inclusive, tem uma coleção cama e mesa linda com essas estampas.



E você pode se inspirar e criar estampas xadrez com a técnica de strip piecing facilitada para o estilo tartan quilt. A design de quilts Katty Allen inspirou-se nos tartans, padrão quadriculado de estampas, composto de linhas diferentes e cores variadas e criou quilts gráficos e modernos. Embora as estampas tenham aparência de um entrelaçado complexo, é possível usar a técnica de strip piecing (método de costura que economiza tempo onde tiras de tecido são cortadas na largura do tecido do tamanho necessário para o bloco. As tiras são costuradas juntas em "conjuntos de tiras" e depois cortadas no tamanho necessário para se tornarem segmentos de um bloco.

A revista Patch&Afins tem 3 lindos padrões de quilt xadrez para você inspira você. O primeiro da fila é essa manta de sofá com flanela e jeans da edição 81, o segundo, uma linda toalha de pic nic da edição 54 e um quilt lindo da edição 51. Três estampas estilo tartan com técnica de strip piecing.

Nossas dicas: 1. Escolha o seu padrão xadrez ou padrão tartan e estude sua composição. 2. Escolha as cores e padronagem que deseja usar. 3. Para um padrão mais clássico utilize tecidos lisos, mas você pode criar designs diferentes compondo lisos e estampados. 4. Desenhe seu padrão em uma folha quadriculada e estude as seções ou "blocos" de tiras que você irá precisar. Defina espessura das linhas, pinte, projete. 5. Corte tiras, faça conjuntos de tiras e recorte seções para fazer peças que você pode costurar juntas para criar linhas, como se fosse um tear. 6. Não esqueça: o estilo do design do quilt é xadrez tartan, e a técnica de costura é strip piecing ou costura de tiras.

Invente! Crie! E inspire-se com a revista Patch&Afins e vamos costurar!

gif

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Boro